Ananás
abacaxi-do-mato, gravatá, caraguatá
Nome Científico: Ananas bracteatus (Lindl.) Schult. & Schult. f.
Família Botânica: Bromeliaceae

O ananá, assim como o abacaxi (Ananas comosus) é uma espécie pertencente ao gênero Ananas. O Brasil é considerado um dos principais centros de diversidade genética desse gênero, sendo encontradas diversas formas silvestres ou cultivadas em várias regiões do país.

Estudos recentes mostram uma maior variação morfológica nas espécies silvestres e cultivadas do gênero nas regiões norte e nordeste do que no sul do Brasil. Nestes mesmas regiões, que são consideradas centros de diversidade genética do gênero, o desmatamento é uma das principais causas de erosão genética. A substituição de variedades locais, isto é, as formas silvestres, pelas variedades ditas melhoradas, também figura como causadora da perda de recursos vegetais nativos.

Ananas bracteatus é uma espécie bem brasileira, encontrada nativa desde o ES e SP até o RS. Estudos relatam ser o sincarpo (infrutescência) de A. bracteatus o maior e mais suculento do gênero, em estado silvestre, medindo cerca de 20 cm de comprimento quando maduro.

Erva perene, ereta, acaule, estolonífera. As folhas estão dispostas em rosetas, são lanceoladas, coriáceas, com espinhos em forma de gancho nas margens. Ao contrário da bananinha-do-mato, os espinhos são dirigidos, todos, para cima.