Araçá-Piranga
pau-alazão, sapiranga, pau-mulato
Nome Científico: Eugenia multicostata D. Legrand
Família Botânica: Myrtaceae

Frutífera de grande porte (10 a 20 m), sendo pouco conhecida da população tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul. Tem tronco retilíneo, de largura variável, mas que pode chegar a uns 80 cm de largura, com casca lisa de cor castanho-avermelhada, daí o nome popular “pau-alazão”. As folhas são lustrosas, obovadas e de 8 a 10 cm de compr. e 5 cm de largura, semelhantes a folha dos araçazeiros. Seus frutos (de 2,5-3,5 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura) nascem poucos nas axilas das folhas, sendo ovalados, e com costelas, semelhantes a uma grande pitanga, porém mais claros, ou róseo-alaranjados. A literatura aponta como muito saborosos e aromáticos, embora, quando não muito maduros,um pouco adstringentes para o consumo in natura. Portanto, seu uso é mais indicado na preparação de receitas como, por exemplo, doces, geleias e licores. Uma das dificuldades na obtenção dos frutos é que a árvore tem copa muito alta e isso pode dificultar a colheita.

Apresenta grande variabilidade em termos de tamanho de fruto. Inicia a frutificação em torno de 4 a 5 anos de vida.

Além de frutífera ao homem também é útil à fauna. Tem grande apelo ornamental, pois, além da folhagem, o tronco é de um tom intenso vermelho- ferrugíneo. A madeira é considerada de ótima qualidade além de resistente à umidade, o que levou a quase extinção da espécie em seus habitats naturais. A madeira foi usada para cabos de ferramentas, palanques e lenha, apesar deste uso ser  desaconselhável devido a planta ser rara e apresentar crescimento lento.

É uma árvore raríssima em Porto Alegre, provavelmente possuindo aqui  seu limite sul no Brasil. Apresenta crescimento muito lento, e se desenvolve nas matas altas e mais úmidas de encostas, sendo mais comum na Floresta Atlântica. Ocorre em florestas em estádio avançado, já que é espécie climácica, de sombra.

Distribui-se do Paraná ao Rio Grande do Sul, sendo restrita a Floresta Atlântica.