Arvoreta ou arbusto de até 6 metros, de tronco liso, geralmente tortuoso, de casca fina castanha-avermelhada sem brilho. As folhas são simples, opostas, glabras, coriáceas, obovadas, de ápice arredondado. Flores solitárias formadas nos ramos do ano, brancas, pentâmeras. As flores, adocicadas, são comestíveis, podendo ser consumidas tanto in natura quanto adicionadas ao preparo de licores, por exemplo. O fruto é uma baga globosa, piriforme, globosa ou achatada, de epicarpo amarelo ou vermelho quando maduro.
A polpa pode ser branca, amarela-clara ou vermelha. O fruto pode variar em tamanho de 2,2 a 5 cm de diâmetro. O fruto é comestível e muito saboroso, doce, levemente adstringente e acidulado. Pode ser consumido in natura ou utilizado para o preparo de sorvetes, sucos, geleias e licores, dentre outras possibilidades. Proporcionalmente, o araçá tem quatro vezes mais vitamina C do que os frutos cítricos. O óleo extraído de suas folhas é utilizado na medicina tradicional como antidiarréico e costuma ser utilizado como antibiótico, devido à forte atividade antibacteriana. Na medicina popular, o araçá é citado também como possuidor de propriedades anti-hemorrágicas. As sementes são muitas por fruto e disseminadas por aves e fauna em geral.
Em ambiente natural, no sul do Brasil, o florescimento ocorre de outubro a novembro e a frutificação, de outubro a março. Em Porto Alegre a frutificação costuma ser de fevereiro a março. A produção de frutos pode iniciar a partir de dois anos e segue crescendo até 14 kg por planta por ano em torno cinco ou seis anos de vida.
Espécie heliófita, podendo ser encontrada em banhados e bordas de corpos d’água. É espécie bem comum nas restingas litorâneas de terrenos úmidos.
Distribuição Geográfica: ocorre ao longo do litoral brasileiro, desde a BA até o RS, estendendo-se até o nordeste do Uruguai. No RS é comum, além de na planície costeira, na Floresta Atlântica e, eventualmente, na Depressão central.
Propagação: o araçazeiro se propaga a partir de sementes. A taxa de germinação é de cerca de 80% e as sementes necessitam de luz para germinarem (fotoblásticas positivas). Recomenda-se a coleta de frutos ainda na planta mão e não do solo. As sementes devem ser semeadas logo após o despolpamento, pois são recalcitrantes. Germinam, em média, entre 10 e 15 dias de semeadura.
O araçazeiro é uma excelente opção para ser utilizado em agroflorestas, sendo uma espécie de uso múltiplo e muito atrativa para as aves. Por ser rústica, pode ainda ser utilizada para recuperação de áreas degradadas. É uma espécie com potencial ornamental e pode ser utilizada para arborização urbana em ruas, calçadas e áreas particulares.
RECEITAS COM ARAÇÁ
Suco de Araçá
Ingredientes
2 litros de água filtrada
10 folhas de araçá
15 folhas de hortelã
suco de 4 limões
adoce a gosto
Modo de fazer
Coloque no liquidificador todas as folhas, água, suco do limão e o açúcar ou adoçante, liquidifique bem, mas não por muito tempo, apenas 5min. Coe em peneira fina e adicione gelo, se precisar coe novamente num pano, para que não fiquem "farelinhos" principalmente para que as crianças tomem.
Sirva bem gelado!
Geléia de araçá com mamão
Ingredientes
600g de mamão maduro
400g de araçá
300g de açúcar
Modo de fazer
Tire o caroço das frutas e bata no liquidificador sem água. Coloque num taxo, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio por mais ou menos duas horas. A consistência fica a gosto de quem faz.