Batinga
aguapi, guapi, batinga-vermelha
Nome Científico: Eugenia rostrifolia Legr.
Família Botânica: Myrtaceae

A batinga é uma árvore de grande ou médio porte (10-18 m), perenifólia, de tronco retilíneo, com casca, marrom-escura, grossa, rugosa e fendida verticalmente, diferenciando-se de muitas outras mirtáceas, que apresentam a casca desprendendo-se em placas. Os ramos e a folhagem são bem densos, apresentando coloração verde-escura. A brotação avermelhada das folhas novas na primavera é típica da espécie, e se destaca à grande distância. As folhas (de 5 a 6 cm de compr. e 2,0 a 2,5 cm de larg.) são elíptico-lanceoladas, verde-escuras e lustrosas na face superior, e opacas na inferior, bordo ondulado e mostrando o ápice longo, bastante acuminado ou atenuado, o que é característica marcante desta espécie. As flores são brancas. O fruto, uma baga lisa e arredondada, de cor amarelo-avermelhada, medindo entre 1 e 1,5 cm de diâmetro, e com uma a duas sementes. O fruto é suculento e apresenta gosto adocicado, levemente ácido. Também é muito apreciado pela avifauna em geral, a principal dispersora de suas sementes.

Floresce nos meses de outubro e novembro e frutifica nos meses de janeiro, fevereiro, agosto, setembro e outubro.

 É considerada secundária tardia ou climácica, que ocorre mais comumente no interior das matas, em encostas rochosas e úmidas, não tolerando déficit hídrico em locais muito secos e sem regas. 

No Brasil ocorre nos estados de SC e RS. No Rio Grande do Sul ocorre no Alto Uruguai, na Depressão Central, no Escudo Sul-riograndense e na Floresta Pluvial da Encosta Atlântica. Em Porto Alegre é uma espécie que caracteriza florestas em estádio avançado, e, pelo crescimento muito lento, o porte quando avantajado denota tratar-se de formações muito antigas, com idades de mais de um século.

Sua madeira, nobre, dura e pesada, possui alta resistência ao ataque de pragas e tem boa durabilidade. Tradicionalmente é utilizada na fabricação de móveis, moirões, esteios, varais e obras internas. Não é recomendada para uso como madeira ou lenha devido ao crescimento lento, salvo quando sofre queda e morte natural.

A batinga pode ser utilizada para arborização urbana, em locais semi-sombreados a sombreados, pois na luz intensa do sol sofre muito e raramente se desenvolve bem. Sua folhagem é o principal atrativo para seu uso.