Camboim
Cambuí, typyxa ka’ati (Guarani)
Nome Científico: Myrciaria cuspidata O. Berg
Família Botânica: Myrtaceae

Arvoreta de altura entre 3 a 6 m, de ramos sem pelos e copa densa com folhas glabras, levemente discolores. O tronco possui casca lisa castanho-amarelada com manchas claras, que descama em placas finas; os ramos são tortuosos. As flores são brancas, pequenas, aromáticas e melíferas. O fruto é uma baga globosa medindo de 0,6 a 1,2 cm de diâmetro, com casca bastante fina. O camboim é uma árvore rústica que resiste a baixas temperaturas (até – 6o C). Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.500 m de altitude. Sua frutificação inicia por volta de 2 ou 3 anos após o plantio.

Os frutos são muito consumidos pela avifauna em geral, principal responsável pela dispersão das sementes desta árvore. Dependendo do indivíduo, os frutos maduros podem apresentar coloração amarelada ou purpúrea. Apesar de pequenos são muito aromáticos e saborosos, podendo ser consumidos sozinhos in natura ou utilizados na elaboração de pratos como saladas dentre outras receitas.

Por causa de seu porte pequeno e copa ornamental, esta espécie é recomendada para a arborização urbana mesmo sob fiação elétrica. É, ainda, indicada para o cultivo como bonsai.

O camboim ocorre desde o CE até o RS, nas florestas semidecíduas, de altitude e restingas litorâneas. Ocorrendo em solos graníticos, arenosos, úmidos ou secos, à beira de cursos d’água; é típico seu rebrote em áreas que sofreram queimadas. No RS é mais frequente nas restingas litorâneas. Espécie muito comum em Porto Alegre.

O florescimento dá-se entre janeiro e abril e a frutificação, entre julho e agosto.

Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis. Para a produção de mudas, as sementes devem ser retiradas de frutos colhidos da árvore preferencialmente, assim que começar a queda espontânea. Um kg de sementes tem cerca de 8600 unidades. Logo depois do fruto colhido e despolpado, as sementes devem ser semeadas em canteiros com substrato organo-arenoso e colocadas em local sombreado. De modo geral as primeiras emergências ocorrem entre 30 e 40 dias; a taxa de germinação é considerada baixa. A semeadura pode ser feita em jardineiras ou canteiros e quando as mudas atingirem cerca de 10 cm de altura podem ser transplantadas para embalagens individuais. As mudas atingem 25 cm com 8 a 10 meses após a germinação e a melhor época para seu plantio é entre os meses de setembro e outubro. O plantio pode ser feito a pleno sol ou em plena sombra, deixando-se um espaçamento de 4 ou 5 m entre plantas. 

A madeira do camboim é dura e utilizada tradicionalmente para a fabricação de cabos de ferramentas, além de ser considerada ótima lenha.