Guaporeti
jaboticabarana, jaboticaba-do-mato, guamirim, guaramirim, guapuriti, cambucá-peixoto
Nome Científico: Plinia rivularis (Cambess.) Rotman
Família Botânica: Myrtaceae

O guaporeti é uma árvore que atinge alturas entre 6 a 11 m, dotada de copa arredondada ampla e muito densa, perenifólia; de tronco curto e muito ramificado, com casca rugosa e clara. O fruto é uma baga globosa, glabra, lisa, de coloração alaranjada ou vermelha até negra quando bem madura, contendo de 1 a 2 sementes, medindo 2 cm de diâmetro, de casca avermelhada a negra; a polpa é translúcida e aquosa, assemelhando-se à jabuticaba (espécie pertencente ao mesmo gênero Plinia).  A fruta é excelente para consumo ao natural, para a elaboração de licores ou curtida em cachaça, assim como para todos os outros empregos que se faz com a jabuticaba. A polpa costuma ser mais doce que a da jabuticaba, a ponto de dispensar o uso de açúcar nas preparações com essa fruta.

É uma frutífera raramente cultivada em pomares domésticos e pouco frequente em seu habitat natural, a Mata Atlântica. Ocorre nos estados do RJ, MG e SP até SC e RS, principalmente na mata pluvial do alto da serra e na mata semidecídua de altitude.

Os frutos, produzidos massivamente, são comestíveis e muito atrativos para a avifauna em geral. O florescimento dá-se em várias épocas do ano, embora predomine entre os meses de fevereiro a abril. O pico de amadurecimento dos frutos é entre agosto e setembro.

Outra característica marcante é a folhagem nova róseo-avermelhada, muito ornamental A árvore fornece ótima sombra, sendo recomendada para urbanização de propriedades rurais e uso paisagístico; indicada também para o reflorestamento de áreas degradadas.

Para a produção de mudas, as sementes podem ser coletadas na época em que os frutos começam a cair ou mesmo daqueles coletados do chão (logo que caem). Um quilo de sementes contém mais ou menos 800 unidades. Assim como é indicado para a maioria das mirtáceas, a semeadura deve ser feita logo após a despolpa do fruto; em canteiros ou em embalagens individuais. A emergência das plântulas ocorre entre 3 a 5 semanas e a taxa de emergência é considerada média. Pode ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra. Adapta-se bem a climas tropicais e subtropicais.