Ingá-Ferradura
Nome Científico: Inga sessilis (Vell.) Mart.
Família Botânica: Fabaceae

Os frutos deste ingazeiro são curvos e de coloração amarronzada, justificando o se nome popular "ingá-ferradura" medem entre 10 e 20 cm de comprimento. À semelhança dos outros ingás, a sarcotesta das sementes é a porção comestível.  É uma árvore que pode atingir até 20 m de altura, de tronco cilíndrico e acinzentado. As folhas compostas com raque alada; as flores, esbranquiçadas. 

No Brasil ocorre desde MG até o RS. Resistente a geadas leves (até – 3o C).

É considerada de crescimento rápido, não exigindo mais do que um solo com média a boa fertilidade.  Inicia a frutificar entre os 4 e 6 anos de vida, dependendo do tipo de clima e manejo. Frutifica a pleno sol, mas também pode ser cultivada na sombra (onde a quantidade de frutos costuma ser bem menor).

As sementes são do tipo recalcitrante, ou seja, pouco tolerantes a ressecamento. Assim, o ideal é plantá-las logo após retiradas do fruto; não é necessária a retirada da polpa. Se plantadas em sementeiras, quando atingirem 10 cm podem ser repicadas para embalagens individuais. As mudas devem ser mantidas em meia sombra.