Maracujá-de-Cobra
maracujá, maracujá-azul, maracujá-de-cobra, maracujá-de-polpa-vermelha
Nome Científico: Passiflora caerulea L.
Família Botânica: Passifloraceae

O maracujazeiro azul é uma frutífera ocasionalmente cultivada com fins ornamentais. É uma espécie freqüente em seu habitat natural nas bordas de capoeira e matas de toda a porção oriental do Brasil, sobretudo nos três estados sulinos. É uma herbácea perene, que mede entre 2 e 4 metros, com gavinhas solitária bem desenvolvidas, totalmente glabra, de caule estriado e estípulas foliáceas inseridas lateralmente ao caule. Folhas 3-5-7-9 palmatilobadas; o número de lobos nas folhas pode variar dentro da mesma planta. As flores são solitárias, com diâmetro entre 7-10 cm, apresentam sépalas verdes (face abaxial) e brancas (face adaxial) e pétalas brancas a rosadas. Os frutos são de polpa carnosa de sabor adocicado; com diâmetro médio superior a 4 cm; alaranjados a amarelos. Os frutos verdes cozidos podem ser utilizados como hortaliça e sua polpa vermelha os torna potencialmente interessantes para uso na alta gastronomia.

Flor e Fruto: floresce de outubro a fevereiro e frutifica entre os meses de fevereiro e abril. O modo mais comum de consumo dos frutos é in natura. Alguns autores citam como pouco apreciados.

Distribuição: BA, CE, GO, MG, MT, PR, PE, RJ, RS, SC, PR e SP. México, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai. Cultivada no Chile, Califórnia e Itália.

Propagação: por sementes

Passiflora caerulea suporta bem períodos de frio intenso e ocorre mesmo nas regiões mais frias dos estados de SC e RS, sendo inclusive cultivada em regiões frias da Europa. É a espécie de passiflora que melhor se presta para hibridação.