Pitanga
pitangueira, pitanga-vermelha, pitanga-mulata, arrayán (Castelhano), ñangapirí e pi’tãg (=vermelho, em Guarani)
Nome Científico: Eugenia uniflora L.
Família Botânica: Myrtaceae

Dentro das espécies frutíferas nativas, a pitangueira é, provavelmente, a mais reconhecida pela população em geral.

Árvore baixa ou arbusto denso de cerca de 2 a 4 metros de altura ou uma árvore de 6 a 9 metros. Muito ramificada, com copa arredondada de folhagem persistente ou semidecídua. Tronco tortuoso, acinzentado, com manchas claras, devidas à descamação da casca. As folhas são opostas, simples, ovais, verdes brilhantes, e liberam odor característico quando maceradas. As flores são hermafroditas, com quatro pétalas livres brancas. O fruto é uma baga globosa deprimida nos pólos, com sulcos marcados longitudinalmente, vermelho ou vermelho-escuro quase preto (no caso da pitanga-mulata) quando maduro. A polpa é de um sabor doce acidulado, rosada. Normalmente contém uma semente grande ou, algumas vezes, 2 ou 3 menores ou, raramente, mais de quatro. São disseminadas por aves e fauna em geral.

A floração mais intensa é de agosto a setembro, embora possa florescer em diferentes épocas do ano conforme as variações climáticas. Frutifica de agosto a fevereiro, embora a frutificação mais expressiva pareça ser entre outubro e dezembro.

No Brasil, ocorre nas mais variadas formações fisiográficas como, por exemplo, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Espécie pioneira, heliófita. Prefere solos úmidos, mas também ocorre nos secos, de restingas arenosas e rasos e rochosos.

Distribui-se desde a BA até o RS. No estado tem ampla distribuição por todas as regiões. Em Porto Alegre é muito frequente. Ocorre ainda na Argentina, Paraguai e Uruguai.

É uma espécie indicada na recuperação de áreas degradadas, melífera e muito ornamental. As folhas produzem bastante óleo essencial que vem sendo progressivamente utilizado nas indústrias farmacêutica e de cosméticos. O chá, utilizado na medicina popular, têm propriedades antitérmicas e anti-inflamatórias, antidiarréico  dentre outras. Os frutos, embora muito atrativos e populares necessitam de cuidados extra para sua comercialização in natura, pois são muito perecíveis. O grande potencial de uso do fruto é como produto processado: sucos, polpas congeladas, doces e sorvetes. É espécie tolerante a geadas e também em situações de estresse hídrico.

A propagação por sementes é o processo mais comumente utilizado e a germinação se dá em torno dos 20 ou 25 dias.