Tuna
mandacaru, tuna wasú (Guarani), yamakaru (Guarani), cierge de pérou (Francês), torsch thistle (Inglês)
Nome Científico: Cereus alacriportanus Pfeiff.
Família Botânica: Cactaceae

Cacto arborescente, de forma colunar, que atinge cerca de 7 metros de altura, chegando a formar um caule lenhoso. As flores são brancas e muito ornamentais. Os frutos têm, em média, 12.45 cm de comprimento e 6.8 cm de diâmetro. Os frutos maduros mostram epicarpo amarelo claro quando maduros. A polpa é doce e adocicada, com sementes pequenas e macias (mais de 900, em média, por fruto). Os frutos são grandes e desprovidos de gloquídios. O sabor e a consistência da polpa lembram a pitáia, outra espécie de cactácea, já cultivada e comercializada em supermercados pelo Brasil. Talvez o pericarpo possa ser utilizado no fabrico de doces.

Na Paraíba são produzidas passas a partir de seus frutos (Oliveira, 1992). Os cladódios são utilizados para a elaboração de sucos verdes, como os comercializados, por exemplo, em feiras agroecológicas de Porto Alegre.

A análise dos cladódios com relação ao teor protéico e mineral por Kinupp (2007) evidenciou alto teor de Mg e de Zn. Esta espécie é uma boa alternativa a ser cultivada em regiões com solo arenoso, como a Planície Costeira gaúcha, ou nos morros graníticos, como os da Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra do Sudeste no RS.